Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Renner, Aline Gabrielle |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19092023-134055/
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Resumo: |
A dissertação consiste numa reflexão sobre a possibilidade de um cinema erguido a partir do sensível, isto é, no corpo e nos sentidos. Buscamos aprofundar a noção do sensível a partir do filósofo e antropólogo François Laplantine e relacioná-la à tendência do realismo sensório no cinema contemporâneo. Partindo do princípio de que essa tendência revela-se sobretudo por uma inspeção prolongada da realidade física, propomos um estudo dos filmes Juventude em marcha (2006), do realizador português Pedro Costa, e Luz silenciosa (2007), do mexicano Carlos Reygadas, a partir de dois eixos: o trabalho com o tempo e o trabalho com a matéria. A partir desses eixos, buscamos compreender como os filmes participam de uma retomada, no âmbito do cinema mundial contemporâneo, de uma tendência realista que resgata a sensorialidade, produzindo obras ao mesmo tempo estéticas e políticas. |