False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella
Orientador(a): CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683
Resumo: Esta tese é desenvolvida a partir de uma perspectiva contemporânea sobre o cinema realista. Essa percepção indica que a configuração de obras cinematográficas que se pautam em um apelo realista tem como força motriz a determinação de ludibriar seus receptores sobre a origem de determinado registro que dá insumo ao filme e com isso potencializar os efeitos e capacidade de mobilização dos afetos do público. Partindo dessa hipótese, e demais congêneres, uma investigação ampla é desenvolvida e através de caminhos distintos perfaz um percurso com o intuito de compreender como o realismo cinematográfico contemporâneo se promove e se estabelece na indústria cinematográfica e, portanto, de forma aceitável e inteligível para audiência. Assim, numa digressão secular procura-se conhecer as origens e implicações do realismo, ou premissas e estratégias de representação da realidade no cinema, passando por momentos históricos e movimentos importantes para sétima arte, autores e teorias que versam sobre realismo cinematográfico e gêneros e formatos audiovisuais que naturalizam a recepção de narrativas estabelecidas através da verossimilhança e da mimese para formação de seu constructo fílmico. Para tal empreitada incontornavelmente se faz referência a experimentos e inserções de cenas reais - snuff - em filmes educacionais e obras ficcionais que exploraram esse tipo de conteúdo; as lendas sobre a existência de filmes snuff, ou cenas snuff de violência, tortura, abuso sexual e assassinatos também foi contemplada nesta pesquisa que dedica também atenção às teorias do realismo cinematográfico nas figuras de Siegfried Kracauer e, em especial, André Bazin. Foi essencial também implementar amplo esforço de pesquisa ao cinema documentário, sua história, premissas, estratégias e elementos estético-narrativos que nos permitiram conhecer e compreender o funcionamento de diversos dispositivos do Efeito de Realidade empregados nos filmes de apelo realista contemporâneos, além de vislumbrar como as marcas enraizadas pelo e no cinema não ficcional estabelecem na cognição humana uma forma específica de leitura de signos realistas em obras audiovisuais. Essa empreitada resulta na formulação de duas categorias e/ou lugares/pontos de observação e análise de filmes que se convenciou chamar false found footage e/ou mockumentary e propõe um conceito particular sobre o realismo cinematográfico do século XXI, classificado e codificado aqui como Realismo Vulgar.