Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Porto, Rochele Resende |
Orientador(a): |
Spritzer, Mirna |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/204552
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Resumo: |
Esta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas e acionar considerações sobre os professores que somos, através das escolhas estéticas que fazemos e que nos foram apresentadas ao longo da trajetória escolar. Para tanto, baseada pelo pensamento de Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, a autora narra as suas memórias com a arte como estudante, atriz e professora, pelas quais emergem a metodologia de pesquisa educacional baseada em artes, A/r/tografia, e os elementos significantes que se tornam conceitos a serem trabalhados em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. A cor, o som, o movimento e o silêncio passam a ser prática e teoria, fundamentados em autores tais como : Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectivamente, o que proporciona um encontro reflexivo sobre a pessoa professor e o fazer teatral na docência, abordados à luz das teorias da formação de professores e pedagogia do teatro. |