Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Rasslan, Simone Nogueira |
Orientador(a): |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/201280
|
Resumo: |
Esta pesquisa trata de relações possíveis entre práticas de silêncio, escuta e constituição de si como ato inventivo, problematizando os modos pelos quais as experiências do silêncio e da escuta podem constituir espaço de subjetivação e aprendizagem. Por meio de uma trama envolvendo uma coleção de canções da música popular brasileira, ditos populares, textos filosóficos e literatura, a pesquisa busca a potencialidade educativa de práticas de silêncio e de escuta, como forma de conhecimento ethopoiético. Trata-se de pensar, especialmente a partir da produção de Michel Foucault, sobretudo seus últimos trabalhos, diferentes experiências de silêncio e escuta, como exercícios de constituição de si. Na análise das canções, reconhecemos práticas de silêncio e escuta como material intrínseco à própria criação musical; ao mesmo tempo, adentramos as canções, relacionando-as ao campo da educação. Nesse trabalho de problematização de formas do silêncio na música, encontramos uma ethopoética que se experimenta nas mínimas práticas cotidianas, o que aponta para uma educação pela escuta. |