O conceito de Escuta Musical em Écoute: une histoire de nos oreilles de Peter Szendy

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Lima, Henrique Rocha de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-25092023-095427/
Resumo: esta dissertação realiza um estudo analítico do livro Escuta, uma história de nossas orelhas, publicado Peter Szendy em 2001. A análise intenciona apresentar de modo descritivo o conjunto de teses e debates teóricos que o livro mobiliza a respeito da escuta musical. A obra analisada apresenta uma contribuição epistemológica significativa para os estudos acerca da escuta musical, na medida em que desloca este tema para além das abordagens baseadas na fenomenologia e no paradigma da escuta estrutural. Assim, tem-se uma abordagem que acolhe em seu núcleo a materialidade midiática, que aprecia o papel operatório da escuta nas práticas de reelaboração musical, e a dimensão constitutiva que processos inconscientes desempenham na escuta musical. A dissertação é organizada em três capítulos, cada qual dedicada a uma das três dimensões principais de debates teóricos apresentados no livro, sendo a primeira camada um diagnóstico do regime moderno da escuta; a segunda, a elaboração de uma contra-narrativa da noção de obra musical elaborada ao longo da modernidade europeia; e a terceira, uma abordagem do tema da plasticidade da escuta a partir das noções de fonogramatização da música em geral e transmissibilidade da escuta. Ao longo de três capítulos, a dissertação remonta os estudos de caso abordados pelo livro, a partir dos quais ele posiciona suas teses, e intenciona explicitar a singularidade deste livro no contexto dos trabalhos acadêmicos realizados na intersecção entre filosofia e estudos do som.