"Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Salles, Jocteel Jonatas de
Orientador(a): Marocco, Ines Alcaraz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Voz
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/271466
Resumo: O trabalho atravessa e é atravessado por um período pandêmico e pós-pandêmico, assim, são esses atravessamentos os movimentos que o constituem. Não fica demarcado com precisão quando começam ou terminam os períodos em questão; ao longo da dissertação, se permite que rastros desses momentos históricos afetem e encontrem espaço na experiência da escrita, portanto, também espaço para uma experiência de escuta. Nesse sentido, iniciada a partir de 2020, ano que marcou a disseminação da Covid-19 e suas variantes ao redor do mundo, a presente pesquisa-criação dedica-se aos estudos e às reflexões acerca da performance artística da voz nas plataformas digitais. Assim sendo, o percurso é orientado pelas noções do "entre" como poéticas e pela escuta como princípio artístico; a voz, enquanto corpo-memória, ausência presença e a ideia de força relacional produzem singularidades e fragilidades na virtualidade das plataformas digitais. À vista disso, por meio das experiências afetivas do autor e de seus colaboradores em tais plataformas, utilizando uma abordagem metodológica dos programas performativos (FABIÃO, 2013), busca-se elaborar algumas questões relativas aos processos de pesquisa-criação no campo das Artes Cênicas. Além disso, a referência ao "entre" no trabalho é fundamentada nos estudos da professora e artista Angelene Lazzareti. Seguindo tal cenário, no acorde dos estudos sobre performance artística, voz e plataformas digitais, autores como Leda Maria Martins também são mencionados. Por fim, QR Codes são incluídos na dissertação como ressonadores digitais da pesquisa-criação.