Relações entre escutar e dizer no processo de criação da interpretação: a influência da audibilidade na percepção dos recursos expressivos orais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Barbosa, Laura Melamed [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/141882
Resumo: Por intermédio desta pesquisa pretende-se apresentar e fazer refletir, a partir dos resultados obtidos por meio de um processo pedagógico desenvolvido com estudantes do curso de Licenciatura em Arte – Teatro do Instituto de Artes da UNESP. O objetivo da reflexão e pesquisa desenvolvidas nessa pesquisa consiste em estudar a relação entre a estimulação das habilidades do processamento auditivo e a percepção auditiva da própria fala. Sendo assim, buscou-se verificar, ao estimularmos as habilidades do processamento auditivo e de processos correlatos, se modificamos a percepção auditiva a respeito dos recursos expressivos utilizados durante a gravação de uma leitura dramática, realizada por cinco estudantes de Teatro. Para complementar o conjunto de dados a serem analisados, incluímos as respostas de um questionário, a respeito do comportamento auditivo e de seus correlatos, aplicado no início e reaplicado seis meses após o término da pesquisa. Também contamos com informações relacionadas à elaboração da proposta expressiva para a leitura dramática. Os resultados indicaram uma pluralidade de respostas entre as (os) estudantes, o que nos permitiu refletir a respeito do processo pedagógico de cada uma (um), a partir de diversas relações comparativas. Apesar das (os) estudantes terem mobilizado para a leitura dramática diversos recursos expressivos relacionados à emoção e à intenção, poucas (os) os reconheceram auditivamente na gravação feita no início do processo. A partir de resultados, foi possível relacionar o proposto para a leitura dramática com o que foi percebido nas duas análises perceptivo-auditivas feitas pelas (os) estudantes, uma no início e outra no final da pesquisa. De modo que nos permitiu inferir conclusões propositivas, dentre as quais, destacamos o reconhecimento do quanto integrar a ação de produzir sonoridades orais, com a ação de “sentir algo”, pode ser relevante para atrizes e atores aumentarem a consistência em perceber auditivamente os recursos expressivos relacionados à emoção e à intenção que, geralmente, propõem, mas sem ouvirem-se, comumentemente. Ao término da pesquisa reconhecemos que de nada valeria realizá-la se não pudéssemos nos modificar a cada dia.