Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Piccolo, Livia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28022014-112331/
|
Resumo: |
Este trabalho busca construir um pensamento contemporâneo sobre voz a partir da investigação do trabalho do ator com a voz e com a palavra na Cia. Club Noir, companhia teatral fundada em 2006 e com sede na cidade de São Paulo (SP). O texto retoma alguns movimentos e ideias que ao longo do século XX fomentaram uma nova concepção de voz, som e silêncio. A partir das relações entre corpo, voz, leitura textual e emissão no trabalho do ator, constrói um pensamento que dialoga com a música e a poesia experimental. A prática da Cia. Club Noir, focada na exploração da palavra e experimentação da linguagem, constitui um rico material para a construção de um pensamento sobre voz nos processos contemporâneos de criação. Este trabalho compreende palavra como som e sentido simultaneamente e mais do que analisar o trabalho da companhia teatral em questão, pretende levantar novas perspectivas para o entendimento da voz. |