O comportamento teatral do herói, de Ésquilo a Brecht: Teatro trágico e teatro épico nos escritos de Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Miranda, Daniel Alves Gilly de [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67194
Resumo: A tese discute a afirmação benjaminiana segundo a qual Brecht teria tentado, em seu teatro, dar corpo a um herói não-trágico. Para isso, apresenta a leitura que Benjamin faz da tragédia antiga grega para a ela contrapor os procedimentos artísticos utilizados pelo teatro de vanguarda como tentativas de superação do modelo trágico de teatro. A tese central é a de que Benjamin vê esta superação se efetivando no teatro brechtiano a partir da entrada em cena de um herói cujo corpo não se apresenta como um outro da técnica, mas sim em harmonia conflituosa com ela.