Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Souza, Jonathan Renan da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-09082019-152830/
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Resumo: |
Esta dissertação tem por objetivo analisar a peça do dramaturgo britânico John Arden Serjeant Musgraves Dance (1959). Para tanto, empreende inicialmente uma contextualização da Grã-Bretanha do período pós-Segunda Guerra Mundial e, em seguida, acerca do teatro do período que ganhou novo fôlego, sobretudo a partir de 1956. Aborda também o teatro épico, que se consolidou em solo britânico na década de 1950. Por fim, situa brevemente a biografia do dramaturgo, destacando suas principais peças. Em um segundo momento, procede-se à análise da peça de John Arden, na qual são considerados seus principais aspectos e temáticas, como a questão da guerra, do messianismo e da possibilidade de ação política dos indivíduos. No terceiro capítulo, esta dissertação contrasta a peça de Arden com a obra de Bertolt Brecht Mãe Coragem e Seus Filhos (1939). A partir de um prisma comparativo, os temas e elementos formais das peças são analisados com vistas a apontar a potencialidade de reflexão política que o teatro épico brechtiano constituiu na cena teatral da Grã-Bretanha do pós-Guerra, no teatro de John Arden. |