Arte e mercadoria em Kafka e Brecht, a partir de Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Braga de Jesus
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-20052019-111151/
Resumo: Esta dissertação busca refletir sobre a vinculação estabelecida por Walter Benjamin entre as obras de Franz Kafka e Bertolt Brecht, concentrando-se principalmente no tema da arte enquanto mercadoria. A primeira busca definir o tema de pesquisa: a arte enquanto mercadoria, tomando como ponto de partida os estudos de Walter Benjamin. A segunda parte concentrou-se no trabalho de Brecht, mais especificamente na Ópera de três vinténs e o Processo de três vinténs, nos quais a arte, enquanto entretenimento torna-se mais evidentemente uma mercadoria. Na parte três foi focado o trabalho de Kafka com o tema escolhido, sendo analisados os romances O desaparecido ou Amerika e O processo e as narrativas Na Galeria, Primeira Dor e Um artista da fome. A quarta parte abarcou a discussão entre Benjamin e Brecht acerca da obra de Kafka. Já na última parte, tratou-se da atualidade do tema pesquisado por meio da breve explicitação das obras de três autores posteriores: Heiner Müller, Peter Weiss e Straub-Heuillet.