Para melhor ver: reconfigurações do par mulher/homem em contos de Angela Carter.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Simon, Sonia Maria Davico
Orientador(a): Lima, Mirella Márcia Longo Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
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Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11636
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a construção da ironia e da paródia nos contos A Companhia dos Lobos e O Quarto de Barba Azul, de Angela Carter, a fim de tornar visível a construção dos papéis sociais atribuídos aos homens e mulheres, consolidados pelos contos de fada na civilização ocidental. As histórias analisadas, parodiadas dos primeiros contos transcritos da oralidade por Charles Perrault no século XVII, evidenciam a ideologia contida no projeto civilizatório daquele escritor, o qual teria como premissa moldar o comportamento de jovens burgueses, particularmente o das moças. Utilizando a intertextualidade como recurso, Angela Carter promove contrastes entre a sua narrativa, a de Perrault, e os intertextos, deslocando as posições dos protagonistas e sinalizando possibilidades de inversões desses papéis sociais, e de novos modelos de relações heterossexuais.