[en] NOMADS, EXILES AND SURVIVORS: THE INTIMATE AND THE PUBLIC, AND THE IMAGES OF THE BRAZILIAN MILITARY DICTATORSHIP IN CONTEMPORARY DOCUMENTARY CINEMA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: ITAUANA FONSECA COQUET
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27031&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27031&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27031
Resumo: [pt] Nessa pesquisa analisaremos a relação entre cinema documentário, história e memória a partir de três filmes brasileiros: Utopia e Barbárie (Silvio Tendler, 2010), Diário de uma busca (Flávia Castro, 2011) e Uma longa viagem (Lucia Murat, 2012). Esses documentários se voltam para o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) ao mesmo tempo em que os diretores se inserem como personagens na narrativa. Os conceitos de memória, autobiografia e documento foram explorados a partir das diversas perspectivas adotadas em cada um desses documentários. Desse modo, investigaremos as diferentes estratégias cinematográficas, quanto ao uso de arquivos audiovisuais, testemunho e narração, na montagem.