[en] FACES (IN) VISIBLE OF THE DAILY REPORTS: THE TYPES OF SPEECHES IN BRAZILIAN DOCUMENTARY CINEMA
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47431 |
Resumo: | [pt] O presente trabalho é uma contribuição às análises na Comunicação sobre os conceitos de narrativa, de relato e de discurso nos filmes documentários, a fim de, através de um estudo transdisciplinar, analisar a construção das identidades dos indivíduos e as regras para visibilidade social das pessoas, através do cinema, de populações marginalizadas. A pesquisa adota uma abordagem empírica para mapear os usos desses conceitos no cinema documentário brasileiro, por meio de um recorte analítico sobre obras com temáticas etnicossociais. Assim, busca identificar como a constituição social afeta os discursos cinematográficos? Quais os tipos de abordagens aos enunciados aparecem nos documentários? Como esses filmes acessam o que é público, privado ou íntimo dos indivíduos em seus cotidianos? Como constroem a identidade das pessoas apresentadas na tela? Quais os modos de representação de realidade usados nos filmes? Como o documentário pode dar visibilidade social para indivíduos e culturas marginalizadas, por intermédio de uma abordagem discursiva? Para esta análise será utilizado o método arqueológico de Michel Foucault para análise dos discursos. |