Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Santos Neto, Valdemir Soares dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25426
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Resumo: |
Esta dissertação tem como tema a memória afetiva em tempos de convergência midiática, tendo como objeto de análise o projeto de retomada dos clássicos da teledramaturgia da TV Globo através da plataforma de streaming Globoplay, pertencente ao Grupo Globo. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar o projeto de retorno dos títulos antigos do Globoplay inserido no contexto da convergência midiática e, sobretudo, de que maneira as estratégias de comunicação adotadas na publicização dessas obras mobilizam o consumo da cultura participativa pelo viés da memória afetiva. O estudo parte do argumento no qual os títulos antigos da emissora mobilizam e engajam a audiência dado ao valor afetivo atribuído pelas comunidades de telespectadores. Tem-se como questionamento central: como a memória afetiva mobiliza o consumo e a audiência dos produtos audiovisuais da plataforma Globoplay diante desta cultura da convergência? Sob esse prisma, o escopo teórico desta investigação se baliza em torno de duas grandes temáticas: memória (memória coletiva, memória afetiva) e televisão (laço social televisivo, hipertelevisão e convergência midiática). O esforço multimetodológico deste trabalho compreendeu distintos objetos e momentos concernentes ao projeto de retomada dos títulos antigos, sendo: a) Análise dos produtos disponíveis no catálogo do Globoplay; b) Análise das estratégias editoriais mobilizadas nas publicações do Instagram; c) Análise do nível de engajamento dos usuários na rede social; e d) Análise dos comentários e possíveis sentimentos dos telespectadores. Para atender os objetivos e as questões apresentadas, o estudo problematiza as transformações tecnológicas que acometem à televisão e, essencialmente, a função socializadora da televisão na reconstituição da memória coletiva na era da convergência midiática. Neste sentido, discute-se neste trabalho aspectos importantes que perpassam o atual momento da televisão, e o retorno dos clássicos da teledramaturgia do Grupo Globo no contexto da hipertelevisão e, principalmente, o acionamento da memória afetiva do telespectador. Como apontamentos finais, o estudo conclui que o projeto exerce múltiplas funções de caráter arquivístico, mercadológico e afetivo e que estas se subalternam. Os títulos antigos mobilizam o consumo e engajam os usuários nos espaços de conversação na internet, possibilitando que as memórias afetivas sejam evocadas, visto como um grande potencial atrativo à plataforma. |