Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Svartman, Rosane |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16261
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Resumo: |
A partir do recorte das telenovelas brasileiras, esta tese investiga como a televisão brasileira com audiências massivas pode ou não se transformar e sobreviver ao deslizamento de conteúdo para outras telas e mídias, à chegada das plataformas digitais e interativas de audiência segmentada e às transformações na espectatorialidade. Para isso, foram analisadas as transformações ao longo da história dessa narrativa, características de linguagem da telenovela, a relação e o diálogo com o púbico, o consumo dessas obras e o modelo de negócio da televisão corporativa dentro do contexto hipermidiático da atualidade, partindo de estudos teóricos e de experiências empíricas envolvendo a telenovela, narrativas transmídia, plataformas participativas e a convergência de telas na emissora TV Globo – que detém a liderança na televisão aberta nacional e no consumo de telenovelas e atualmente investe em outras plataformas e mídias. Esta análise de conteúdos e novos formatos da teledramaturgia diária brasileira permite uma maior compreensão sobre a narrativa da telenovela e suas ramificações, o que podemos chamar de um conteúdo deslizante e, também, sobre as transformações na espectatorialidade dessas obras. |