Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Cerqueira, Renata Cristina Bento |
Orientador(a): |
Souza, Maria Carmem Jacob de |
Banca de defesa: |
Alves, Lynn Rosalina |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Comunicação
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25189
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Resumo: |
Esta dissertação analisou as estratégias dos conteúdos transmídia publicados nos sites das telenovelas das 21h da Rede Globo, lançadas entre 2011 e 2013, após a criação do Departamento Transmídia da emissora, a saber: Insensato Coração, Fina Estampa, Avenida Brasil, Salve Jorge e Amor à Vida. Buscou-se destacar as mudanças e as regularidades nas extensões produzidas para a seção Fique por Dentro e os modos como tais iniciativas fomentaram a interação social online entre os internautas. Para embasar tal pesquisa, realizamos uma revisão de literatura, em que analisamos os trabalhos desenvolvidos por autores como Jenkins (2004) e pesquisadores da Rede Obitel Brasil, como Souza, Lessa e Araújo (2013), Lopes et al (2013) e Baccega et al (2013). As categorizações usadas para a classificação e análise das extensões, que constituíram parte do Projeto Transmídia das telenovelas da Rede Globo, foram baseadas nas proposições de Fechine et al (2013). Em nossa pesquisa, categorizamos 886 conteúdos e, em seguida, destacamos, a partir de exemplos, como esses materiais foram aplicados nas categorias de Recuperação, Antecipação, Remixagem, Contextual, Promocional, Diegético, Narrativo, Vivencial e Marca. Os resultados mostram que, ao longo do tempo, houve uma série de mudanças nas estratégias de conteúdos examinadas, com destaque para a flexibilização das fronteiras entre as categorias de análise, a apropriação de práticas dos internautas, o vínculo com as características do gênero telenovela e o fomento cada vez mais diversificado à interação social online. |