Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Antonio de Padua |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-05022018-130955/
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Resumo: |
A pesquisa investiga as experiências artísticas inseridas no cotidiano urbano contemporâneo para compreender as perspectivas estéticas latentes nessas práticas, no que diz respeito à sua interferência nos processos de subjetivação hegemônicos promovidos pelas sociedades capitalistas. Foram analisadas as práticas de performances artísticas que fazem apropriação do espaço urbano e outras produções estéticas anônimas e relacionais, que se afastam das proposições usuais e mantêm atitudes que se fundamentam na necessidade de encontrar mecanismos de sobrevivência e de reconhecimento dentro das lógicas contemporâneas. As análises foram amparadas por três grupos de intervenções urbanas como eixo empírico da pesquisa: o primeiro trata das derivas no meio urbano com a utilização de uma moldura clássica como dispositivo disparador da performance. O segundo eixo traz as performances urbanas de sentido relacional propostas pelo coletivo paulista Garrafas Térmicas e por grupos similares, observando as variações e afinidades. Por fim, observamos as práticas artísticas dadas como inscrições poéticas arraigadas no senso comum enquanto experiências conhecidas e não pensadas. A sua contextualização teórica se fez pelo entendimento da arte contemporânea, da estética e da crítica da arte, primeiro por autores como Artur Danto, Anne Cauquelin, Hans Belting e Giorgio Argan. Em seguida, o contato com as ruas remeteu a pesquisa para autores que se utilizam da estética para abordar questões filosóficas, antropológicas e das ciências humanas, como Jacques Rancière, Levi-Strauss, Henry Lefebvre, Frederic Jameson, Máximo Canevachi e Richard Schechner. Esse percurso resumiu-se com a escolha de Michel de Certeau (2014), para a abordagem da produção estética no ambiente urbano, alinhado ao pensamento das táticas desviacionistas emergentes nas práticas cotidianas, e de Stuart Hall (2013), que norteou a reflexão sobre o campo cultural contemporâneo que envolve os sistemas de produção de ideologias implícitas nas produções de relações e de produtos engendradas pela globalização generalista do sistema capitalista. Este estudo também teve o intuito de lançar um olhar sobre o jogo de valores mercadológicos e agenciamentos institucionais que provocam a absorção dessas experiências, transformando-as em objetos estéticos. Verificamos, ainda, qual a relação dos museus e demais espaços e instituições das artes acerca dessa produção estética. |