A estetização do mundo na era do capital financeiro: o mapeamento do presente e os limites da representação no romance 10:04 de Ben Lerner

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Jardim, Matheus Camargo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-21062024-185135/
Resumo: Nesta dissertação, conduzimos uma análise crítica do romance 10:04 (2014) de Ben Lerner, sob uma ótica que prioriza a imanência textual e a estrutura formal da obra. O foco reside em discernir a interação entre a narrativa e as contradições engendradas pelo capitalismo, sobretudo na sua atual fase de financeirização. A pesquisa investiga a construção do foco narrativo, a espacialidade e o ponto de vista da obra, destacando inicialmente o princípio de repetição e variação. Além disso, consideramos a transformação de elementos estéticos em bens de consumo como um vetor crucial no fenômeno de reificação, indicando como a estética se entrelaça com a lógica mercantilista e complexifica processos de dominação. As justaposições, tanto episódicas quanto sintáticas, e o emprego de imagens que fomentam o efeito de estranhamento são analisados como mecanismos que revelam um procedimento de montagem. Por conseguinte, este estudo contempla a análise da presença e impacto de forças político-econômicas no âmbito urbano e nos padrões de consumo, assim como na representação de espaços do cotidiano, enfatizando como estes são impregnados pelo princípio de troca e por contradições sociais inerentes. Assim, ancorados nos estudos culturais e no materialismo histórico, buscamos compreender como 10:04 mapeia as determinações do capitalismo, incluindo o processo de estetização, a partir de sua estrutura narrativa. O objetivo é aprofundar o entendimento das interações entre literatura, cultura e as condições materiais da vida contemporânea