Conceitualismos em trânsito: intercâmbios artísticos entre Brasil e Argentina na década de 1970 - MAC USP e CAYC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Paladino, Luiza Mader
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-27012016-132242/
Resumo: Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre o intercâmbio artístico realizado entre São Paulo e Buenos Aires, no decorrer da década de 1970. Essa rede de trocas está focada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), sob a gestão de Walter Zanini, e no Centro de Arte y Comunicación (CAYC), dirigido por Jorge Glusberg. Para tanto, iniciamos com um breve estudo sobre as políticas de modernização cultural na Argentina e no Brasil, desde a fundação das primeiras instituições de caráter moderno, nas décadas de 1950 e 1960. Nessa trajetória, traçamos os locais na Argentina onde houve o estímulo às novas vanguardas, desde a ascensão da pop art até a desmaterialização do objeto artístico. Sabemos que o MAC USP e o CAYC constituíram-se como plataformas interdisciplinares e multimídias fundamentais para a ampliação e o incentivo das práticas experimentais, sobretudo da arte conceitual. Desse modo, estabeleceram-se como importantes polos de arte contemporânea na América Latina nesse período. Procuramos analisar os interesses particulares de ambas as gestões, o perfil institucional e os mecanismos de divulgação e circulação das propostas conceituais amparadas pelas duas entidades. E, por fim, mapeamos a presença dos artistas argentinos do Grupo de los Trece, ligados ao CAYC, no acervo do MAC USP.