O colecionismo de arte latino-americana na América Latina: um estudo das coleções Cisneros e Costantini em âmbito transregional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Marques, Cristiélen Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-16122022-171219/
Resumo: A pesquisa apresentada nessa dissertação teve como tema o colecionismo de arte latino- americana por colecionadores do continente, em circuitos transregionais e instâncias cultural e mercadológica do campo artístico. O estudo foi conduzido sob uma abordagem interdisciplinar, em que se destacam a História, a Crítica, a Sociologia e a Economia da Arte, em uma primeira etapa exploratória em torno ao cenário regional e internacional que se configurou nos anos 1970, quando se observa a formação de coleções sob a categoria de arte latino-americana. A partir disso, desenvolveu-se um estudo comparativo da trajetória de formação das coleções privadas de Eduardo Costantini e de Patricia Phelps de Cisneros, de suas conversões em dimensão pública e institucionalização no Museo de Arte Latinoamericano, MALBA, e na Colección Patricia Phelps de Cisneros, CCPC, respectivamente. A análise desses projetos colecionistas permitiu uma melhor compreensão da emergência dessa prática entre colecionadores da própria região e de seus impactos na consolidação do sistema e dos circuitos da arte latino-americana. De forma mais ampla, o estudo contribuiu para a compreensão dos princípios que organizam a hegemonia de um sistema e de circuitos sob essa categoria artística, e o discernimento das influências das coleções e dos colecionadores exercidas como consagradores da legitimidade de um tipo de bem simbólico e de um modo de apropriação, na América Latina