Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Carbone, Roberta |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13072022-155132/
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Resumo: |
Tendo-se realizado uma pesquisa de mestrado em que se objetivou examinar os aspectos constitutivos do pensamento crítico de João das Neves a partir do processo de investigação e análise de seus trabalhos em teatro no pré-64, projetou-se dar sequência história a esse estudo na tese agora apresentada, centrando-se em sua atuação no contexto político da ditadura militar brasileira. Desse modo, pretendeu-se verificar quais aspectos de seu pensamento mantêm-se e quais prevalecem em suas propostas no Grupo Opinião. Para tanto, foram analisadas várias frentes de engajamento de Neves, a fim de se compreender o papel desempenhado pelo artista para a criação e manutenção do grupo entre os anos 1964 e 1980. Nesse sentido, destacam-se aqui os seguintes temas investigados: o primeiro espetáculo do grupo, o Show Opinião; o Concurso e o Seminário de Dramaturgia Opinião, idealizados e organizados por João das Neves da década de 1970; a escrita e a encenação de O último carro, talvez a peça mais conhecida do autor; sua apropriação da ideia brechtiana de modelo; a pesquisa de Neves sobre a peça radiofônica alemã e o intercambio artístico iniciado e difundido por ele entre o Brasil e Alemanha; as particularidades cênico-dramatúrgicas de Mural mulher, última peça que se apresenta no espaço do Opinião; sua definição pelo teatro documentário e popular. Além das peças teatrais de João das Neves e da fortuna crítica, as análises foram construídas com base em documentos primários levantados, em declarações e depoimentos do autor em diferentes momentos e em entrevista realizada diretamente com ele. Por fim, vale dizer que, ao evidenciar as transformações decorrentes do período ditatorial, o exame do trabalho teatral de João das Neves no Grupo Opinião enseja uma aproximação do processo cultural brasileiro das últimas cinco décadas, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão do cenário artístico atual. |