Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Braia, Rebeca da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-25042023-114738/
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Resumo: |
Este trabalho fará, inicialmente, uma análise da função política e social do evento da Feira Brasileira de Opinião, impedido pela censura de ser encenado. Os dez textos dramatúrgicos, escritos entre 1977 e 1978 especialmente para a Feira, não ganharam a cena, mas foram publicados pela coleção Teatro Urgente no mesmo ano, com organização de Ruth Escobar. A seguir, partindo de dois textos escolhidos - O Quintal, de João das Neves e Sobrevividos, de Leilah Assumpção -, traçaremos um olhar entre o período que se encerra no Golpe Militar de 1964 e o período de redemocratização do país. Essas duas peças retratam, de maneiras diferentes, questões como: Qual é a função social da arte?; O que é cultura popular?; Quem é o nosso povo? Buscaremos discutir, a partir das formas exemplares trazidas pelas peças, a maneira como os artistas do período vivenciaram os limites entre engajamento e cooptação, entre resistência ao cerceamento da liberdade e sobrevivência diante de uma florescente indústria cultural. |