Revolução na América do Sul de Augusto Boal e A mais-valia vai acabar, Seu Edgar de Oduvaldo Vianna Filho: relação dialética entre conteúdo brasileiro e forma épica brechtiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Roefero, Mileni Vanalli
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27042022-114639/
Resumo: Esta dissertação tem como objetos de estudo as peças teatrais Revolução na América do Sul do dramaturgo Augusto Boal e A mais-valia vai acabar, Seu Edgar de Oduvaldo Vianna Filho, ambas escritas no ano de 1960. Como objetivo geral, buscamos compreender como se sintetiza, no campo da forma, a relação entre o conteúdo brasileiro e a forma teatral também brasileira em relação dialética com o teatro épico brechtiano. Para concretizar essa ideia, listamos entre os objetivos específicos: 1) apresentar os dramaturgos em estudo, suas trajetórias artísticas em seus grupos de atuação, Teatro de Arena e Centro Popular de Cultura (CPC); 2) contextualizar o período histórico, político e artístico do Brasil da década de 60; 3) discutir sobre o teatro dialético proposto pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, de quem as teorizações foram tão produtivas quando lidas criticamente no período das peças em estudo. O método de pesquisa que fundamentou este trabalho foi o materialismo histórico dialético. A finalização da pesquisa nos permitiu concluir que os autores conseguiram assimilar o pensamento brechtiano e adaptá-lo a partir da conjuntura em que estavam circunscritos, aclimatando o pensamento dialético à realidade local e construindo uma forma teatral dialética própria.