Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Andréa Alves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-04092019-162944/
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Resumo: |
Neste trabalho abordamos fundamentalmente o modo como se materializam na textualidade do teatro cômico e popular portenho do começo do século XX os discursos sobre a imigração, concentrando-nos em como aparece a imagem estereotipada do imigrante italiano num gênero específico: o sainete. Compreendemos a produção desse estereótipo como vinculada ao processo político que durante o século XIX, no espaço do que é hoje a Argentina, antecipou e constituiu a imigração como necessária, com base na consigna \"gobernar es poblar\" dentro de um projeto liberal. Uma vez que a imigração italiana representou a maior parcela dos contingentes que chegavam a esse espaço, o gênero teatral do qual nos ocupamos mobiliza uma série de sentidos vinculados ao que entendemos, nesse complexo processo de incentivo à imigração, como fruto da confrontação entre a antecipação que a \"imaginou\" e o reconhecimento da heterogeneidade que a constituía, o que resultou em uma inversão dos sentidos inicialmente projetados. Considerando o texto teatral como parte de uma prática complexa e maior que se vincula ao funcionamento de uma memória discursiva e às relações de poder que atravessam suas condições de produção, nos concentramos em destacar um aspecto especialmente relevante nesse sentido: o sainete busca o entretenimento e o riso, por parte do espectador. Em nossa dissertação, a pesquisa se textualiza em três capítulos: no primeiro abrimos uma possível trilha para adentrarmos em regiões da memória discursiva, sempre frondosa e intrincada, que nos permita compreender a já referida antecipação sobre a imigração que aconteceria a partir da segunda metade do século XIX; no capítulo 2, colocamos em relação importantes considerações de estudiosos do teatro que tratam, desde o período colonial, das filiações dessa prática com o discurso dominante, o que permite observar a inserção do teatro em um processo de interpelação maior. No terceiro e último capítulo, nos concentramos na análise de um recorte das obras de Alberto Novión, autor que possui uma vasta obra popular ligada ao teatro e da qual tomamos quatro sainetes: Don Chicho (1933), La chusma (1913), La familia de don Giacumín (1923) e La caravana (1915). A abordagem, realizada após a introdução de uma série de reflexões acerca do estereótipo, nos permite interpretar os principais traços de seu funcionamento com relação ao imigrante italiano bem como detectar a materialização de (outros) sentidos, constitutivos do complexo processo discursivo que leva à fixidez e ao excesso. |