A pluralidade de Antonio de Curtis-Totò: o poeta, o ator e a representatividade dramática na cultura italiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Marquesini, Daniele Fabíola
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/202802
Resumo: Neste mundo globalizado no qual vivemos hoje, conhecer diferentes colaborações representativas das mais diversas culturas existentes é uma forma de enriquecer conhecimentos e de exaltar a importância de particularidades nacionais para a soma daquilo que consideramos e apreciamos como expressão da arte universal. Antonio de Curtis, ou Totò, é o exemplo de um artista completo que atuou como escritor, compositor, cantor, ator de teatro, televisão e cinema e que representa frações significativas da arte popular italiana por meio de suas representações cômicas que se tornaram um símbolo próprio, e também por suas invenções de frases e máximas. Neste trabalho, apresentamos aspectos biográficos do artista, inseridos no contexto de sua cidade de origem, Nápoles, e evidenciamos características presentes em sua obra poética e cinematográfica a fim de apresentar relações internas no legado de Antonio de Curtis por meio, num primeiro momento, do mapeamento da obra do artista e autor para, numa segunda etapa, revelar as ligações entre a comicidade do ator e o lirismo do poeta, numa chave da cultura popular napolitana.