Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Cruzado, Alfonso Ricardo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26042
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Resumo: |
Esta tese indaga a importância do silenciado teatro popular, geralmente esquecido e pouco estudado. Neste trabalho procuramos entender a relação destes gêneros populares com a sociedade contemporânea à sua produção e com a heterogeneidade cultural, tomando o sainete como objeto principal da nossa pesquisa. Observaremos principalmente como as características estruturais deste gênero afetam suas intervenções sociais. Para poder analisar estas nuances de um modo mais objetivo, partimos da produção de sainetes de dois dramaturgos de países diferentes, Oduvaldo Vianna e Manuel Romero, pois consideramos, com Jorge Dubatti, que os mapas teatrais não se superpõem aos mapas geográficos. Elegemos estes autores porque compartilham processos criativos e contextos políticos semelhantes e porque lidam com o colonialismo latino-americano. Paralelamente, esta pesquisa tem como objetivo recuperar o sainete brasileiro e a figura do seu esquecido dramaturgo, Oduvaldo Vianna pai. |