Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Beatriz Fernandez Vaz |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-17062021-164020/
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Resumo: |
O Theatro Municipal de São Paulo é um edifício que carrega grande carga simbólica na construção da identidade cultural e memória paulistana. Inaugurado em 1911 e tombado como patrimônio histórico pelas instâncias municipal (CONPRESP, 1991), estadual (CONDEPHAAT, 1981) e federal (IPHAN, 2014), o Theatro passou por três grandes intervenções arquitetônicas no período compreendido entre sua inauguração e seu centenário. Essas intervenções, no entanto, nunca foram analisadas de maneira clara e sistemática. O objetivo dessa pesquisa é, portanto, a identificação, periodização e contextualização de tais intervenções por meio da análise retrospectiva dos projetos e memoriais descritivos das intervenções de restauro das décadas de 1950, 1980 e 2010 em relação ao original de 1903. Pretende-se analisar se as transformações do pensamento ligadas ao campo disciplinar do restauro no decorrer do século XX veem-se refletidas nas posturas adotadas em cada intervenção, que serão analisadas sob o prisma das teorias vigentes em conservação e restauração de monumentos históricos. Verificar-se-á, também, se existe correlação entre posturas adotadas pelos órgãos de preservação do patrimônio brasileiros quanto a essas mesmas intervenções e as posições paradigmáticas dessas instituições (a nível municipal, estadual e federal). |