Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Fábio Nogueira de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-10092020-210227/
|
Resumo: |
Esta tese, que tem como marco inicial o Massacre do Partido Independente de Cor, em 1912, e, como marco final, a Sociedade de Estudos Afro-Cubanos (1937-1945), entende as condições sociais e pontos de partidas sociológicos que conformam a agência dos intelectuais da raça de cor e como estes contribuíram para o debate sobre raça, cultura e nacionalismo, estabelecendo estratégias e acionando relações com políticos, intelectuais, cubanos e estrangeiros, instituições e agentes da indústria cultural e de entretenimento. A partir das sociedades da raça de cor e envolvidos nas relações políticas que caracterizaram a sociedade cubana da Primeira República (1902-1933), estes intelectuais definiram novos sentidos para o projeto de nacionalismo republicano de José Martí de uma \"Pátria de todos e para todos\" e estabeleceram aproximações com intelectuais nacionalistas interessados em fundar a nacionalidade cubana em termos de uma cultura que funcionasse como herança comum, independente de critérios de filiação racial. Este processo só foi possível, no entanto, a partir da crítica à ocidentalização que havia convertido os intelectuais da raça de cor em ideólogos da cultura europeia, o que dificultava a sua identificação subjetiva com a cultura vernácula cubana e afro-cubana. Há uma mudança no ambiente cultural com o surgimento da vanguarda artística cubana que teve significativo impacto no mundo dos intelectuais da raça de cor, levando-os à identificação com o negrismo e o afro-cubanismo. |