Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Paro, Iana Cossoy |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-07032017-134454/
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Resumo: |
Esta dissertação busca investigar processos de escrita audiovisual em que a trilha sonora é um elemento narrativo e dramático construído a partir do roteiro. A pesquisa teórica baseia-se na análise de manuais de roteiro e em guias sobre som no audiovisual. O objetivo desta análise é encontrar as circunstâncias em que a trilha sonora é considerada elemento integrante do processo de escrita de obras audiovisuais. Nossa principal questão é se existem regras e padrões para uma produção de textos que estabeleçam a função do som desde o processo criativo inicial da composição de uma obra audiovisual, considerando a dialética som-imagem. A pesquisa empírica tem como base a leitura analítica de roteiros de filmagem de diferentes autores, visando entender como se descreve ou enuncia a banda sonora em cada um deles. Considerando que roteiros não são a obra final, os escritos analisados são comparados com os filmes já prontos. Nosso objetivo é, por meio desta pesquisa, colaborar para o instrumental teórico e prático a que um roteirista pode recorrer no momento de desenvolvimento de um relato cinematográfico ou audiovisual. |