Reativação da escuta: práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ferreira, Marina Mapurunga de Miranda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12012023-114758/
Resumo: Esta pesquisa propõe uma pedagogia de Reativação da Escuta por meio de práticas sonoras experimentais como estratégias pedagógicas para o ensino de som em cursos de Cinema e Audiovisual. Problematizamos as seguintes questões: como a escuta tem sido abordada na formação da(o) estudante desses cursos e como ela pode contribuir para a sua formação? A partir da discussão teórica sobre o assunto, nos aproximamos de outras áreas do conhecimento, como a Sonologia, os Estudos de Som, a Música, a Antropologia, a Ecologia Acústica e a Educação, para uma reflexão da escuta para além do âmbito do Cinema e do Audiovisual. Buscamos, por meio dessa ampliação, contribuições relacionadas a práticas sonoras que experimentam a escuta, como as caminhadas sonoras, as gravações de campo, a cartografia sonora e práticas da performance audiovisual ao vivo para a construção de estratégias de Reativação da Escuta. Apresentamos duas estratégias: a Cartografia Aural e a Orquestra de Improvisação Audiovisual (OIA). Essas estratégias partem da premissa de que os processos de criação, de experimentação sonora em sala de aula, se dão por uma relação dialógica, de afetos, pelas vontades de se expressar, de jogar/brincar/curtir, de construir coletivamente. A Cartografia Aural consiste no processo de construção de mapas por meio da escuta. Na Cartografia Aural, trabalhamos com a feitura de mapas, caminhadas sonoras, escutas orientadas e gravação de campo. Essa estratégia foi pensada a partir da construção do Mapa Sonoro de Cachoeira, realizado na disciplina de Oficinas Orientadas de Audiovisual I, a qual ministrei entre 2014 e 2017, no curso de Cinema & Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A Orquestra de Improvisação Audiovisual (OIA) está relacionada à reativação da escuta por meio da performance audiovisual ao vivo. A OIA é uma orquestra não convencional, formada por pessoas que têm vontade de improvisar audiovisualmente juntas e que não necessariamente tocam um instrumento musical tradicional. Por meio de um relato autoetnográfico, abordo como construímos e aplicamos as estratégias de Reativação da Escuta a partir das experiências realizadas na UFRB, onde trabalho como professora. Conto sobre a criação do Mapa Sonoro de Cachoeira e da experimentação sonora dentro do SONatório (Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora), projeto de extensão o qual coordeno. Confirmamos, ao final da tese, ser possível a aplicação da pedagogia da Reativação da Escuta, assim como é necessário experimentarmos mais a escuta, como um ato de engajamento com o mundo, dentro da universidade e dos cursos de Cinema e Audiovisual.