Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Leonardo Bracht de |
Orientador(a): |
Rosário, Nísia Martins do |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/276485
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Resumo: |
Procuramos entender as respostas do campo da comunicação aos efeitos emergentes das mídias técnicas reprodutíveis, traçando um panorama de como alguns autores (Flusser, Kittler, Gumbrecht e Buck-Morss) que discutem o som na perspectiva das materialidades, entendem esta influência em nossas formas de apreender o mundo. Buscamos explicações acerca das experiências estéticas nãoconscientes, relacionadas às produções artísticas sonoras, a partir de seus efeitos enquanto espelhos da realidade e, principalmente, os processos que condicionam e deformam estas mídias (dando ênfase à mixagem sonora). As exteriorizações psíquicas e comunicações afetivas, atingidas pelos recursos de mixagem, são consideradas em linhas teóricas, em uma revisão bibliográfica exploratória que visa não esgotar, mas lançar possibilidades. A investigação de uma arqueologia dos usos das características acústicas do som nos indica caminhos para compreender como este imaginário se presentifica pelas mídias sonoras atuais. Sob a perspectiva das metodologias do imaginário, traçamos uma correlação com as experiências nãohermenêuticas buscando explicações sobre como as impressões estéticas estimuladas pelo som poderiam ser motivadoras de respostas psicológicas, fisiológicas e afetivas. Após uma breve discussão sobre o método de analisar uma mixagem, concluímos com análise do filme longa-metragem Irreversível (2002) e do sexto episódio da séria Dahmer, um canibal americano (2022), nomeado Silenciado, convocados com a intenção de experimentar as perspectivas encontradas em um contexto narrativo audiovisual, representando uma amostra destas possibilidades comunicacionais. |