Intercâmbios contínuos: Narrativas Audiovisuais.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Tragtenberg, Livio Romano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-13052024-153048/
Resumo: Os processos criativos das narrativas audiovisuais contemporâneas retomam procedimentos, práticas e poéticas da tradição dramática e dos primórdios da imagem em movimento, como as teorias do ethos da Grécia clássica e dos afetos. Um olhar diacrônico sobre os equipamentos e artefatos de imagem, anteriores ao cinema propriamente dito e suas poéticas, revelam que certas práticas atuais no audiovisual, retomam elementos desse período em suas articulações de linguagem, como ênfase na materialidade do meio e substantivação da narrativa, tomada em sua corporalidade. A análise de obras seminais na criação audiovisual contemporânea, como a vídeo ópera The Cave de Steve Reich e de projetos audiovisuais de Gary Hill e Bill Viola, apontam para narrativas não teleológicas, privilegiando a horizontalidade no discurso. O estudo comparativo de duas obras audiovisuais de Phill NIblock, criadas com quase 50 anos de diferença, sendo uma filmada em 16mm e outra em vídeo digital HD, mostram que as características da materialidade do suporte são um fator determinante na criação e execução das narrativas audiovisuais contemporâneas.