Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Gibram, Paola Andrade |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-18012022-000723/
|
Resumo: |
Esta tese é um exercício de reflexão sobre a relação entre política e estética entre os Kaingang. Percorre categorias como festa, ritual, movimento, retomada e luta a partir da etnografia de ações políticas e de formas expressivas engendradas pelo coletivo Nẽn Ga, cujos integrantes residem na Terra Indígena Apucaraninha, localizada no noroeste do estado do Paraná. Após apresentar uma abordagem panorâmica sobre formas verbais e musicais entre coletivos kaingang de diferentes regiões, as descrições centram-se em festas e em eventos de mobilização política dos quais participam este coletivo. Trata-se de eventos de distintas amplitudes: festas e eventos na aldeia local, encontros regionais realizados em outras Terras Indígenas kaingang e encontros anuais de amplitude nacional - aqui tratados como levantes indígenas. Os caminhos percorridos pelo coletivo Nẽn Ga nesta etnografia passam, portanto, pela retomada da festa e pela retomada da guerra: movimentos para os quais são imprescindíveis a replicação e a repetição de seus tỹnh [canto-dança-ritualmovimento]. |