A novadora dramaturgia Barriga-Verde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Maciel, Jairo Cesar
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-08092011-185638/
Resumo: Depois de três décadas convivendo com o teatro de Santa Catarina, podemos dizer que o meu hedonismo em discutir o que se escreve para o teatro em terras barriga-verdes, encontra-se cada vez mais incitado; motivado por uma célere gama de emergentes escritores dramáticos que surgiram ao longo desse período e que merecem aqui as nossas mais altas considerações e uma análise mais acurada desses textos como gênero e traços estilísticos. Para que pudéssemos analisar A Novadora Dramaturgia Barriga-Verde, partimos para o estudo de 136 peças teatrais em que foram consultados 34 dramaturgos e num processo de afunilamento estético e estilístico, chegamos a seleção de 05 textos teatrais, sendo que estes serão os objetos de estudo e pesquisa em nossa Tese de Doutorado. Queremos com a análise destes 05 textos teatrais selecionados, discutir a relevância desta dramaturgia, se a mesma é importante para o teatro catarinense e brasileiro, e saber se ela existe de fato, e que, se comprovarmos, ela possa ser objeto de estudo e comparações com outros escritos através de teorias literárias que possam justificar a importância dessa literatura dramática. Queremos com a nossa Tese de Doutorado difundir a dramaturgia barriga-verde para que essa literatura dramática possa ser reconhecida inicialmente em solo catarinense e num patamar maior; um reconhecimento nacional. Simultaneamente, visamos traçar caminhos de intercâmbio entre os fazedores da literatura dramática e futuras encenações; visto que a maioria desses textos teatrais acabam adormecidos nas gavetas de nossos escritores.