Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Gick, Francisco dos Santos |
Orientador(a): |
Brönstrup, Camila Bauer |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/243262
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Resumo: |
Este estudo tem lugar no cruzamento entre dramaturgia e tecnologia, investigando novas grafias dramatúrgicas que emergem da apropriação dos contextos e possibilidades do meio digital. A pesquisa é desenvolvida a partir de minha perspectiva como dramaturgo, como uma busca de possibilidades de deslocamento em meu percurso artístico. Parto da percepção de como as relações de escrita e leitura se transformam em nossas interações com as tecnologias digitais, dando espaço a uma diversidade criações de literatura digital que se distanciam dos formatos próprios de meios tradicionais como o livro impresso, produzindo um amplo espectro de novas textualidades criadas em computador para serem lidas em computador. Em busca de compreender como esse novo contexto digital contribui para as transformações no texto teatral, analiso 4 obras dramatúrgicas digitais, Last song of Violeta Parra, TRANS. MISSION [A.DIALOGUE], AI: when a robot writes a play e AI, que utlizam diferentes tecnologias e exploram diferentes estratégias estéticas na composição dramatúrgica. Por fim, traço uma mapa provisório de características encontradas nos textos analisados que se mostram produtivas para a pesquisa e criação de novas dramaturgias digitais — transformatividade, modularidade, multisequencialidade, conectividade, interatividade, multimidialidade e desdramatização. |