Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Santos, Aline Benvegnú dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14102020-193858/
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Resumo: |
Essa tese tem por objetivo analisar o conjunto de capitéis esculpidos no claustro do monastério beneditino de Sant Pau del Camp, localizado na cidade de Barcelona, construído, provavelmente, entre a segunda metade do século XII e o início do século XIII. As imagens presentes nos capitéis desse claustro são, sobretudo, ornamentais, não apresentando uma grande quantidade de temas iconográficos, nem formando um ciclo narrativo. Por esse motivo, e pelas dimensões modestas do edifício monástico, ele foi considerado por grande parte dos historiadores da arte românica catalã como uma mostra inferior do tardo-românico catalão, sinal de decadência e transição para o estilo gótico. Procuramos nos afastar de tais conceitos já consolidados pela historiografia da arte tradicional para buscar outros modos de compreensão das lógicas das imagens nesse conjunto de capitéis no claustro e do próprio claustro no edifício monástico, bem como deste último na cidade de Barcelona. Nesse sentido, é importante compreender, em primeiro lugar, as dinâmicas sociais em curso no meio onde aquele edifício se encontra, visto que consideramos que as imagens esculpidas, mais do que serem a representação de um estado de coisas, possuem uma função ativa naquela comunidade, ajudando-a a se autorrepresentar e afirmar seu lugar na sociedade. Além disso, elas constroem um discurso que não é pautado por lógicas exclusivamente narrativas, mas que desenvolve uma concepção da história cristã com acento na ideia de combate e com vistas à salvação final. Propomos, então, analisar tais imagens esculpidas em suas multiplicidades semânticas e sintáticas, em sua heterogeneidade e anacronismo visuais para compreender como esse conjunto não é a decadência de um estilo mas uma montagem - ou montagens - de tempos, espaços e mediações entre o terreno e o celeste. |