Virtus Sancta: o santíssimo crucifixo de San Salvador de Valência (séc. XIII-XVII)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Amaral, Debora Gomes Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-07102024-160236/
Resumo: O Santisimo Cristo San Salvador de Valência, um crucifixo de madeira policromada datado do século XIII, é a imagem mais antiga e ainda cultuada da cidade e possui a fama de ser milagroso. A sua lenda foi conformada na região situada na costa mediterrânea da Península Ibérica que hoje corresponde à Comunidade de Valência, entre os últimos séculos da Idade Média e o início da modernidade. Esse período foi marcado por controvérsias antijudaicas e pelo que a historiografia denomina Reconquista Cristã. No contexto dessas disputas, as imagens religiosas desempenharam um papel fundamental, especialmente no que se refere às interações dos cristãos com as comunidades judaicas e muçulmanas, bem como com os recém-convertidos ao cristianismo. Isso pode ser percebido por meio de diversas lendas de imagens que foram consideradas milagrosas por terem reagido a agressões supostamente perpetradas por praticantes dessas religiões e por conversos (acusados de serem hereges). Dessa forma, ao considerar os diversos significados que as imagens religiosas poderiam assumir para os cristãos e não cristãos na Península Ibérica do final da Idade Média e início da Idade Moderna, com todas as contradições e tensões daí resultantes, o objetivo desta Tese é estudar a imagem do Santíssimo Cristo de São Salvador a partir de uma perspectiva ampla. Buscamos compreender como uma imagem considerada milagrosa desempenhou um papel crucial na conformação social, dando origem a uma devoção, à transformação do templo, à formação de confrarias e, sobretudo, à própria conformação da lenda, a princípio transmitida oralmente, e mais tarde por meio de obras impressas, que acabaram funcionando como uma verdadeira narrativa hagiográfica do crucifixo milagroso