Suspendendo as mecânicas: arte e espaço na 28ª Bienal Internacional de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Costa, Anna Luisa Castanheira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-06012023-172356/
Resumo: Esta Dissertação visa estudar o projeto da 28ª edição da Bienal Internacional de São Paulo visto a necessidade de um entendimento mais aprofundado de seu projeto curatorial. Buscou-se compreendê-lo e analisá-lo integralmente, o que permitiu relacionar as decisões apresentadas por aquela edição com o contexto político e econômico no qual a instituição se encontrava. A partir dessa compreensão, tornou-se possível interpretar os pretextos e estratégias adotados pela curadoria e analisar a natureza das relações entre as obras apresentadas naquela edição e o espaço expositivo do Pavilhão da Bienal. Trata-se de um estudo com intuito de alavancar contribuições para a História das Exposições e a história da Bienal de São Paulo, assim como estimular as discussões relativas às formas como a arte contemporânea e o espaço expositivo podem dialogar e influenciar o campo da arte e das exposições na atualidade.