Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Villela, Anna Helena de Assis Meirelles |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-07112019-114632/
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Resumo: |
Essa dissertação tem como foco de investigação expografias de exposições de arte contemporânea. Elege como estudo de caso a 27ª Bienal de São Paulo cujo tema foi Como viver Junto (2006). O estudo se dá a partir da análise crítica das relações interdisciplinares, que constituem a exposição: arte, curadoria, arquitetura pré-existente e expografia. A escolha da 27ª Bienal se justifica pelo caráter experimental da mostra que implementou diversas mudanças no modelo institucional estabelecido até então. Estas transformações ampliaram o papel dos curadores e por consequência alteraram a relação com o projeto expográfico, que passou a ter um caráter mais autoral. O estudo se inicia com a contextualização da mostra, com uma retomada histórica da Bienal de São Paulo até 2006, análise espacial do Pavilhão Ciccillo Matarazzo e avaliação do legado da 27ªBienal para as expografias das mostras subsequentes. Faz uma análise da inserção da proposta curatorial da 27ª Bienal no circuito global das exposições internacionais. Finaliza com a leitura crítica da mostra a partir da reconstituição de um percurso pela exposição, apontando como se deram as relações interdisciplinares entre narrativa curatorial, projeto expográfico e obras de arte no Pavilhão Ciccillo Matarazzo. |