O Ambíguo Objeto do Desejo: a figuração da utopia em The Dispossessed, de Ursula K. Le Guin

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Alysson Tadeu Alves de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19022021-191326/
Resumo: Publicado, originalmente, em 1974, The Dispossessed é um romance de ficção-científica que investiga a possibilidade de utopia em seu momento histórico. Dessa maneira, sua autora, Ursula K. Le Guin, cria em sua narrativa dois planetas que representam formas distintas de organização social, política, econômica e cultural. Essa tese de doutorado explora como a utopia se dá dentro da narrativa, e como esta espelha o mundo do pós-1968, quando o neoliberalismo cada vez mais se fortalece, e coopta as aspirações de um mundo melhor. Para tal investigação, começamos com um debate sobre o que é ficção-científica, e o papel e importância de Le Guin no gênero. A partir daí, podemos trabalhar com a hipótese da maneira ambígua como esse romance apresenta a utopia, e como figura a sedimentação do neoliberalismo como a única alternativa, conforme professado por Margaret Thatcher. E, por fim, como a distopia não é o oposto de utopia, e como a dubiedade de ambas estão presente em algumas obras literárias contemporâneas, mantendo um diálogo com aquilo que Le Guin criou quase meio século atrás. Para toda essa investigação, alguns pensadores e críticos são figuras recorrentes, como Fredric Jameson, Darko Suvin e Tom Moylan; e teóricos e teóricas da utopia, como Raymond Williams e Ruth Levinas, enquanto as discussões sobre neoliberalismo partem dos escritos de Pierre Dardot e Christian Laval, David Harvey, e Wendy Brown.