Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Gonçalves, Rodrigo de Santana |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-23122022-133002/
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Resumo: |
Esta pesquisa teve como propósito compreender as atuais justificativas censórias sobre as artes visuais no Brasil do século XXI, uma vez que recentemente houve relevante aumento de ataques às manifestações artísticas no País. Considerando como ponto de partida as pinturas Cena do Interior II, de Adriana Varejão, This is not California, de Francisco Hurtz, e a performance La Bête, de Wagner Schwartz, o texto investiga e analisa as repressões censórias às artes a partir dessas obras e sua ressonância com os motivos de censura do passado. Apesar de ser uma garantia constitucional, a liberdade de expressão artística continua sob constante ataque, agora com a forma de uma censura pulverizada e descentralizada, que trafega entre o público e o privado. Essa pesquisa visou a investigar tais formas censórias contra a liberdade de expressão, tão necessária às artes e à sociedade |