Dissecação da arte: a medicina na obra de Adriana Varejão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Moreto, Amanda Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10134/tde-19122019-104422/
Resumo: Adriana Varejão é um das principais artistas visuais brasileiras da atualidade. Através da releitura de elementos visuais incorporados à nossa cultura por meio da colonização, Varejão utiliza a pintura como suporte para a exploração de temas onde a representação da carnalidade e de práticas do repertório médico são recorrentes. Esta pesquisa se propõe a abordar as obras da artista Adriana Varejão a partir da relação destas com aspectos da medicina, apontando, quando pertinente, um possível diálogo entre os trabalhos selecionados e a tradição médica presente na história da arte ocidental. Partindo da hipótese de que o conhecimento de práticas médicas atuais ou do passado (o repertório específico de um sujeito observador particular) pode oferecer uma possibilidade de leitura da arte, são analisadas nove obras da artista, nas quais estão presentes tanto a representação da carnalidade quanto de práticas do repertório médico: Mapa de Lopo Homem; Testemunhas oculares X, Y e Z; Extirpação do mal por overdose; Extirpação do mal por incisura; Extirpação do mal por curetagem; Extirpação do mal por punção; Extirpação do mal por revulsão; Laparotomia exploratória I e Laparotomia exploratória II.