Um salve por São Paulo: narrativas da cidade e da violência em três obras recentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Goulart, Marília Bilemjian
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-28012015-100411/
Resumo: Esta dissertação discute o modo como a cidade de São Paulo, marcada pelos ataques do Primeiro Comando da Capital de maio de 2006, é construída em Salve Geral (Sérgio Rezende, 2009), Inversão (Edu Felistoque, 2010) e Os Inquilinos (Sergio Bianchi, 2009). Distantes dos paradigmáticos títulos cariocas que têm abordado violência e crime nas últimas décadas e em consonância com a polifórmica São Paulo do cinema, Salve Geral, Inversão e Inquilinos constroem diferentes cidades na tela. Em suas distintas opções formais e narrativas, encontramos entre os três títulos possiblidades que escapam de um apelo sensacional do evento. De modo instigante, os três filmes inserem a cobertura dos meios de comunicação em suas diegeses, colocando em pauta as interlocuções midiáticas em torno da violência, reforçando a importância das diferentes narrativas na construção do fenômeno e sugerindo uma postura reflexiva sobre a implicação dos filmes nesse conjunto de narrativas.