Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Zeminian, Paulo de Tarso |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-132404/
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Resumo: |
Esta tese de doutorado propõe analisar a performance de rua, aproximando a reflexão teórica à experiência prática deste autor no campo do ativismo artístico (\"artivismo\"). A estratégia de ação deste estudo consiste em analisar o uso de bonecos gigantes em manifestações de rua. São relatadas, ainda, algumas propostas concretas de coletivos de arte em manifestações de rua, especialmente as experiências com o \"Coletivo Nova Pasta\" e o \"Coletivo Migranto\", a partir de uma visão interna do processo criativo. O contato com o grupo norte-americano Bread & Puppet Theater, durante uma residência artística realizada na fazenda de Glover, em Vermont, EUA (2018), coloca-se como uma referência importante para esta pesquisa, a partir de uma abordagem da dissolução das fronteiras entre arte e vida, assim como entre arte e política. Por outro lado, a aproximação dessa abordagem com a realidade brasileira, empreendida nesta tese, objetivou encontrar vínculos entre a arte da performance e as tradições populares nacionais, partindo da referência dos bonecos gigantes dos carnavais de rua de Olinda (PE) e de São Luiz do Paraitinga (SP). |