Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Melim, Mauricio José
Orientador(a): Silva, Alexandre Rocha da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2631
Resumo: Este estudo busca desenvolver o debate acerca da criatividade publicitária, especificamente aquela criatividade percebida em anúncios (e não os métodos ou comportamentos para se tornar criativo, tema rotineiro em manuais de publicidade). A detecção de criatividade em anúncios geralmente vem acompanhada por expressões como ‘original’, ‘surpreendente’, ‘inteligente’, ‘inusitado’. Aqui, são investigadas as bases materiais de tal fenômeno, as causas da criatividade. Isto é realizado a partir de uma premissa estético-semiótica, segundo a qual toda mensagem de tendência estética (inclui-se aí a publicidade criativa) é portadora de transgressões do código (grosso modo, desvio dos padrões habituais). O termo código, peça-chave desta pesquisa, pode ser compreendido como embricamento de normas que possibilitam o processo comunicativo. É deste conceito que se desenrolarão os elementos que irão apontar e descrever alguns dos mecanismos geradores de criatividade em anúncios