Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2004 |
Autor(a) principal: |
Cardin, Mauro [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/91734
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Resumo: |
Este trabalho busca prospectar meios para a utilização da semiótica de A. J. Greimas na pro-dução de texto (especialmente no que tange à criatividade) e colaborar para a vulgarização científica dessa teoria. Seu autor entende que uma teoria que serve intensamente para a in-terpretação de textos também pode ser utilizada para a sua produção. Por outro lado, admite que a semiótica é relativamente complexa e que isso dificulta sua propagação, mas entende que ela, pela sua importância, precisa ser objeto de maiores esforços de disseminação. Sendo assim, busca produzir aqui uma obra que facilite a apreensão dos fundamentos da semiótica da Escola de Paris e, ao mesmo tempo, pesquisa meios para estender a aplicação dessa teoria à produção de discursos. Para isso, dilui a complexidade da semiótica greimasiana ao longo do próprio enunciado, exemplifica fartamente, utiliza-se de paráfrases e metáforas, explica os conceitos, contextualiza-os, retoma-os sob diferentes perspectivas e os mostra aplicados nos discursos. O resultado esperado é um texto claro e atraente, de média informatividade, que resulte num trabalho útil para quem se interesse em se iniciar na semiótica de Greimas e também em utilizá-la para melhorar a produção textual; que tenha vocação de ser facilmente entendido por quem jamais viu semiótica e, finalmente, que inspire novas iniciativas do gênero. |