Pensando as danças urbanas : origens negras, trajetória de Octávio Nassur e a composição coreográfica como articuladores do pensamento em dança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Adrielle Aurelina Paulina da
Orientador(a): Paludo, Luciana
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/224252
Resumo: Este texto narra o processo desenvolvido em uma pesquisa que teve como objetivo, como ideia, investigar procedimentos de composição coreográfica nas Danças Urbanas, correlacionando com a trajetória profissional e a produção artística do bailarino, professor, coreógrafo, diretor, gestor, escritor e produtor Octávio Nassur, bem como com as referências afro-negras consideradas a gênese desse campo em dança. Também busca averiguar a sua contribuição para o desenvolvimento artístico, assim como para o mercado de trabalho das Danças Urbanas no Brasil. Trabalha-se com a hipótese de que as iniciativas de Octávio Nassur influenciam e facilitam a difusão da Cultura Hip Hop, como é o caso da produção do Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba. Portanto, utiliza-se a sua trajetória profissional para trazer reflexões sobre os processos de composição coreográfica nas Danças Urbanas. Para analisar a composição coreográfica como forma de linguagem e identidade corporal das Danças Urbanas, metodologicamente, esta pesquisa segue o conceito de “escrevivência”, na qual interligo minhas vivências aos temas abordados aqui e ao sujeito de pesquisa. Para tal realização, utilizei entrevista semiestruturada com Octávio Nassur, observação participativa da Seletiva Estadual do Rio Grande do Sul e do Festival Internacional de Hip Hop, e referências bibliográficas que tangenciaram os interesses da pesquisa. Por fim, considera-se que este trabalho foi uma oportunidade de produzir material concernente às Danças Urbanas no Brasil, bem como à cultura Hip Hop.