Jogo expandido para criação coreográfica: pistas da dança moderna

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Lima da lattes
Orientador(a): Guimarães, Daniela Bemfica
Banca de defesa: Guimarães, Daniela Bemfica, Souza, Beatriz Adeodato Alves de, Mundim, Ana Carolina da Rocha
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Departamento: Escola de Dança
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37208
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como estudo os Princípios Básicos da Técnica Limón de Dança Moderna. Esse estudo prático se constrói a partir dos princípios: alinhamento; respiração; isolamento; queda e recuperação; peso; suspensão e sucessão, com o intuito de produzir vocabulário corporal. O objetivo da pesquisa propõe estratégias de criação coreográfica com o uso de material artístico pedagógico Jogo Expandido com Fichas de Dança divididas em Categorias, direcionadas para trabalhos de improvisação e composição, a partir da técnica Limón de Dança Moderna. Com esse contexto prático de Dança, a construção de um jogo corporal como pistas para uma criação coreográfica visa estimular e auxiliar artistas do corpo, intérpretes criadores, bailarinas(os), dançarinas(os), estudantes e professores de Dança em seus trabalhos de composição cênica. A metodologia da pesquisa foi descoberta junto ao Grupo de Estudos Jogo Expandido de Dança Moderna: Improvisação e Criação, com encontros teórico-práticos de aulas remotas e uma revisão bibliográfica sobre os Estudos de Dança Moderna Improvisação e Composição. De início trago como referência principal da pesquisa: The Illustrated Dance Technique of José Limón (LEWIS, 1999); The Art of Making Dances (HUMPHREY, 1991); Dança Moderna Fundamentos e Técnicas (GIGUERE, 2016); Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin (SPOLIN, 2014). Como material complementar e de testagens utilizei para os estudos dos conteúdos práticos: Jogos de Criação CORPOLUMEN: um baralho para o estudo da Improvisação em tempo real (GUIMARÃES, 2017); Pequena Coleção de Insignificâncias (COHEN, 2019).