Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Menegazzo, Thaini |
Orientador(a): |
Massa, Clovis Dias |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/271467
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Resumo: |
A pesquisa reflete sobre um fazer teatral gaúcho, recortando e expondo a realidade do interior norte desse estado, por meio da atividade da família-grupo Menegazzo Teatros em seus mais de 30 anos de trajetória. Busca compreender seu movimento de produção e os fatores que o condicionam, a partir de suas obras cênicas e estratégias de sobrevivência. Ao abordar questões territoriais, sociais e econômicas, apoiadas pelo conceito de territorialidade do argentino Jorge Dubatti e por dados estatísticos do Suplemento de Cultura da MUNIC; defende que nenhuma prática teatral está totalmente desvinculada da realidade econômica que a permeia. O estudo usa como procedimento metodológico uma mistura entre o estudo de caso, a história oral e a autoetnografia para refletir sobre as particularidades desse Grupo. Fundamentado pelas definições de teatro amador e profissional propostas por Heloísa Marina e Mervant-Roux, identifica no fazer do Menegazzo bordas turvas que ultrapassam essas categorias. Além disso, a análise constata a sistematização dessa produção, entendendo que ela funciona através de um mecanismo próprio, autossustentável e independente de um mercado constituído. |